sábado, 9 de abril de 2011

Projeto "SEMEANDO ARTE, CULTIVANDO A VIDA!"

Este projeto consta numa iniciativa desenvolvida pela profª Alice de Ciências, com o apoio da profª Paula Silvestre de matemática. No decorrer das reuniões de área foram definidos e atribuídos as ações onde com apoio dos colegas foi possível ser mescladas todas as disciplinas e assim desenvolver atividades (ações) do 6º ao 9º ano.   

Introdução
   A indisponibilidade dos recursos naturais é um problema que decorre da ação do ser humano no meio ambiente, com estabelecimento de padrões de produção e consumo insustentáveis. Torna-se necessário, portanto, a adoção de um novo paradigma, que contemple outra forma de pensar e agir, baseada na sustentabilidade, tanto da produção como do consumo.
   Concordamos que é fundamental a sociedade impor regras ao crescimento, à exploração e à distribuição dos recursos de modo a garantir as condições da vida no planeta.
               
Objetivo
  Oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatores naturais e humanos e desenvolva suas potencialidades,assumindo novas posturas e comportamentos sociais.
  Orientar o educando a refletir suas ações cotidianas com vistas a uma mudança de atitude para que possa expressar o sentimento de responsabilidade social com o meio ambiente. É fundamental e indispensável que os estudantes incorporem a visão de que os recursos naturais só estarão disponíveis para a atual e as futuras gerações se utilizados de modo racional, compatível com a preservação e o tempo de regeneração e recuperação dos utilizados.
  Assim sendo, a Educação Ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação material e espiritual da sociedade no presente e no futuro. Para fazê-lo, a educação ambiental deve capacitar ao pleno exercício da cidadania, através da formação de uma base conceitual abrangente, técnica e culturalmente capaz de permitir a superação dos obstáculos à utilização sustentada do meio. O direito à informação e o acesso às tecnologias capazes de viabilizar o desenvolvimento sustentável constituem, assim, um dos pilares do processo de formação de uma nova consciência em nível planetário, sem perder a ótica local.
  
Metodologia
   As atividades estão sendo desenvolvidas em 3 etapas:
1ª etapa - abertura, apresentação do projeto e passeata e distribuição de mudas
2ª etapa - ações desenvolvidas do 6º ao 9º ano em todas as áreas de conhecimento
3ª etapa - encerramento do projeto, dança e plantio de mudas no pátio da escola

Considerações finais
  O enfoque com o tema em questão é um processo permanente e contínuo, devendo aproveitar o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental, considerando seus aspectos naturais e construídos, tecnológicos e sociais (econômico, político, histórico, técnico,moral e estético).
   Deve-se ainda proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões ambientais e assumir atitudes autônomas e valores voltados à sua proteção e qualidade de vida.

O projeto escrito teve a colaboração e revisão da Gestora Patrícia e da Pedagoga Cláudia.

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